05/07/2019 às 12:04

Qualificações Fotográficas Nacionais 2019

821
2min de leitura

Este ano decidi finalmente enviar algumas imagens para as Qualificações Fotográficas Nacionais. Uma distinção incrível e única em Portugal que é dada por colegas fotógrafos sem que sequer saibam quem é o autor das fotografias. Um distinção honesta e livre de influências! Recebi 3 distinções e cada uma tem a sua história que poderão ler abaixo...

É a realidade e acontece mais vezes do que poderíamos desejar. A Ângela perdeu a mãe quando era adolescente e o Eduardo perdeu o pai. Juntos criaram uma nova família e celebraram a vida com toda a esperança que deve ter um casamento! No momento desta imagem o Eduardo estava a fazer uma leitura em nome dos noivos mencionando estas pessoas e estes desejos. A Ângela com o coração aberto não conteve as lágrimas e exteriorizou o que lhe ía na alma. Sem vergonha e sem saber que me estava a dar uma das imagens mais fortes que alguma vez fiz de uma noiva a chorar! Obrigada por confiarem em mim e por partilharem comigo estes momentos tão pessoais!

O Filipe e a avó são os protagonistas desta imagem tão terna. Nela está uma história de vida e de família. Mas está sobretudo a verdade de que esta avó viajou dos confins de Portugal para o casamento de sonho do Filipe e da Ana em Itália. Um ato de amor e imensa coragem por parte desta avó. Segundos antes desta fotografia a avó recebeu um lenço bordado - que segura na mão - com uma mensagem do neto. Depois deste abraço fez um pedido para a eternidade. E nós, tão privilegiados por sermos testemunhas.

E esta é a prova de que devemos estar sempre atentos e confiar nos nossos instintos enquanto fotógrafos e repórteres de imagem. Era mais um cabeleireiro, mais um penteado de noiva que já levava mais de 1 hora, mas em qualquer segundo está a grande imagem e não desisti de esperar por ela! A luz estava do meu lado e alguma coisa podia acontecer naquela composição. Disparei 3 ou 4 vezes, para depois olhar para o visor e ver esta expressão! Mostrei-a à Joana que me disse: - "que horror apaga já isso!". Claro que não apaguei e ainda bem! Hoje é uma fotografia que "ilustra bem quanto uma noiva sofre" - dito pela Joana!

05 Jul 2019

Qualificações Fotográficas Nacionais 2019

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL